
VIDA E TRABALHO EM MISSÃO* Pr. Paulo Feniman
Vida e Trabalho em Missões “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa,façam tudo para a glória de Deus.”
A palavra evangelho, na língua grega significa: Boas Novas e era utilizada quando se desejava dar uma boa notícia, como: casamento, cura de enfermidade, chegada de um filho, etc.
Jesus a usou para identificar que falar sobre Ele e Seu Reino, seria uma boa nova para toda a humanidade e, para isso, ele comissionou os discípulos e a Igreja. Todas as implicações dessa boa nova deveriam fazer parte do conteúdo da mensagem e a isso, chamamos de evangelizar.
É interessante notar que a ordem para evangelizar, foi dada por Jesus após Sua ressurreição e, o Apóstolo Paulo diz que o poder da ressurreição foi dado à Igreja, para cumprir sua missão.
Dentre todas as palavras de Jesus sobre esse assunto, destacamos as registradas em Mateus 28:18-20: “Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos.”
1. A Missão Deve Ser Feita Debaixo da Autoridade de Jesus – Só após vencer a morte, Jesus pode dizer que tinha toda a autoridade, ainda que, durante Sua vida e ministério, a autoridade do Pai já havia se manifestado. Ao vencer a condenação de morte que havia sido imposta ao ser humano, desde a criação, pela entrada do pecado, levando em Si mesmo tal condenação, ao ressuscitar Ele derrota esse inimigo e declara Sua plena e total autoridade. Nossa autoridade, acima do chamado, da denominação e das circunstâncias, depende da autoridade de Jesus!
2. A Missão Deve Levar em Conta a Abrangência Cósmica – Ele fala de uma autoridade no céu e na terra. É interessante notar como Jesus liga as duas coisas em vários momentos. Além deste, destacamos na oração do Pai Nosso: “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”. Além da pregar a boa nova de que há vida eterna com Cristo, no céu, após a morte, a Igreja deve, também, pregar sobre a vivência dessa vida eterna, enquanto o crente estiver na terra. O grande desafio da Igreja é não reduzir nem um aspecto nem outro, como já aconteceu ao longo da história. Cuidar do jardim de Deus, tornando-o produtivo, mas, mantendo seu equilíbrio, ensinar sobre relacionamentos saudáveis com o próximo e consigo mesmo, devem fazer parte do currículo de uma educação cristã integral.
3. A quadrupla abrangência da Missão:
Crendo, obedecendo e praticando as orientações de Jesus, a IPI do Brasil, parte da grande Igreja do Senhor Jesus, haverá de continuar contribuindo para o crescimento do Reino de Cristo na terra!
Pr. Paulo de Melo Cintra Damião
(Pastor jubilado da IPIB e membro do
Grupo de Apoio da Secretaria de Evangelização)
Vida e Trabalho em Missões “Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa,façam tudo para a glória de Deus.”
A Missão da Igreja A palavra evangelho, na língua grega significa: Boas Novas e era utilizada quando se desejava dar
Jesus, Mestre e Modelo “Mas Jesus retirava-se para lugares solitários, e orava”.Lucas 5:16 Espiritualidade pode ser simplesmente entendida e
Escritório Central da IPI do Brasil: